PENALTY, JUNTA QUE DÁ JOGO!

Benefícios de Promover o Esporte no Currículo Escolar

Esporte e Educação: Os Benefícios do Esporte no Currículo Escolar

A escola é uma parte essencial da infância e ensina as crianças a crescer, se desenvolver e se preparar para a vida adulta.

Além disso, analisamos os benefícios dos esportes na escola – E como podemos apoiar melhor a próxima geração?

Dos 4 aos 18 anos, as crianças passarão a maior parte dos dias na escola.

É onde elas aprendem o básico – assim como conceitos mais avançados para dar suporte às suas vidas como adultos.

É também o lugar onde as crianças criam amizades, criam conexões para a vida toda e aprendem a socializar – e alguns elementos adicionais do currículo escolar valem a pena promover, como artes e principalmente esportes.

O Blog da Penalty compartilha os principais benefícios de promover o esporte no currículo escolar.

1. Cria uma paixão vitalícia pelo esporte

O Esporte é uma excelente maneira de se conectar com outros seres humanos, seja assistindo a um jogo na TV com amigos e familiares ou indo assistir a uma partida pessoalmente.

Além disso, você não precisa ter um diploma em jornalismo esportivo para ser apaixonado por esportes!

Aqueles que seguem o mesmo time se unirão por uma paixão compartilhada por seus jogadores favoritos e poderão conversar por horas sobre jogadas, contra-ataques e momentos lendários do esporte.

Ao promover o esporte no currículo escolar, os professores podem gerar uma paixão duradoura pelo esporte, o que beneficiará as crianças à medida que se tornam adultos.

2. O esporte melhora a autoestima

Participar de esportes escolares como parte do currículo pode melhorar a autoestima das crianças e ajudá-las a se sentirem mais positivas sobre si mesmas.

Além disso, atividades físicas ajudam as crianças a desenvolver habilidades sociais para trabalhar bem com outras pessoas, fazer novas amizades facilmente e aprender como é gratificante participar de esportes em equipe.

Marcar um ponto ou gol também pode ser inestimável para a autoestima.

Ver como uma contribuição individual pode impactar o sucesso geral da equipe pode ser fortalecedor para as crianças e pode fazê-las se sentirem parte da comunidade escolar mais ampla.

Contudo, a autoconfiança e a autoestima que as crianças ganham ao participar de esportes terão um impacto positivo em outras áreas de suas vidas, como suas atividades acadêmicas e relacionamentos pessoais.

3. Os esportes desenvolvem habilidades sociais

Incentivar as crianças a praticar esportes como parte do currículo escolar ajudará as crianças a aprender habilidades sociais, além de construir e manter relacionamentos positivos com outros colegas de equipe.

Além disso, os esportes também podem ajudar as crianças a aprender como participar de competições amigáveis ​​sem se tornarem perdedores ou vencedores orgulhosos, com alguma ajuda dos colegas e do professor.

4. Incentiva um estilo de vida saudável

A participação regular em educação física e esportes ajuda crianças em idade escolar a aprender a importância da atividade como parte de um estilo de vida saudável – e pode incentivá-las a encontrar o equilíbrio na vida.

Além disso, incluir esportes no currículo escolar ajuda as crianças a se tornarem adultos fisicamente ativos, pois elas podem aprender sobre os muitos benefícios dos exercícios para o desenvolvimento de um corpo e uma mente saudáveis.

As crianças podem decidir se envolver em clubes esportivos extracurriculares da escola depois de praticar esportes como parte do currículo.

Isso pode incentivar hábitos alimentares saudáveis, pois as crianças começarão a entender como diferentes alimentos afetam sua energia e bem-estar geral.

Você pode ver esse impacto positivo mais tarde na vida, quando as crianças começam a entender a importância de uma dieta saudável e equilibrada .

5.Os esportes podem melhorar o bem-estar mental

Incentivar as crianças a praticar esportes coletivos, como críquete, é ótimo para a saúde física delas, mas também pode melhorar o bem-estar mental.

Esportes e educação física, como parte do currículo escolar, podem ajudar as crianças a se livrarem do estresse, seja por causa da pressão acadêmica, dos relacionamentos sociais ou da vida familiar.

Os esportes escolares permitem que as crianças se concentrem em se divertir e aproveitar o momento com seus companheiros de equipe, sem se concentrar em mais nada.

Esportes praticados regularmente também podem melhorar a concentração durante o resto do dia escolar.

Contudo, foi comprovado que a atividade física aumenta a dopamina, a serotonina e a norepinefrina no cérebro — e esses neurotransmissores vitais afetam a capacidade da criança de se concentrar em tarefas como aprendizado acadêmico, testes e provas.

Os esportes na escola podem ajudar os alunos além dos benefícios da educação física, melhorando sua capacidade de aprender e crescer.

6. Os esportes criam um senso de comunidade

Um dos excelentes benefícios de participar de esportes como parte do currículo escolar é que as crianças desenvolverão amizades com outras crianças – e há muitos benefícios sociais nos clubes esportivos infantis .

Além disso, as crianças se envolverão com pessoas diferentes em comparação à vida escolar diária – e poderão se acostumar a ambientes sociais variados.

Eles podem criar laços com outras pessoas por meio de interesses comuns em um esporte específico, seja para incentivar seus filhos a praticar tênis , futebol, natação, críquete, rúgbi ou hóquei.

Participar de atividades esportivas regulares fora da escola ajuda os alunos a se sentirem parte de uma comunidade de colegas, especialmente se eles participam de torneios competitivos ou jogos sociais.


Quais esportes são melhores para crianças ou adolescentes muito tímidos?

Seu filho tem medo de conhecer novas pessoas ou de falar em grupo? Como você pode impedi-lo de se preocupar com o que as outras pessoas pensam? Quais esportes podem ajudá-lo?

Falta de confiança, inibições e, às vezes, até mesmo o comportamento das pessoas ao redor podem alimentar essa timidez.

Mas não há nada como uma atividade esportiva para fazer novos amigos!

Qual atividade esportiva é melhor para desenvolver autoconfiança e superar a timidez?

Na verdade, qualquer esporte! Sério!

De atividades para crianças a esportes casuais e competições completas, o esporte desenvolverá a autoconfiança do seu filho, não importa se ele tem 4 ou 14 anos.

Apostamos que há um esporte pelo qual ele se interessará!

Qual esporte de equipe você deve escolher? Qualquer um.

A única coisa que importa é que seu filho goste.

Se seu filho for muito pequeno, você pode passar a alegria da atividade física para ele praticando esportes em família .

Para encontrar o esporte certo para seu filho ou adolescente fora de casa, é mais uma questão de personalidade.

Esportes em equipe: a atividade extracurricular perfeita para se integrar?

Compartilhar uma paixão os ajuda a se integrarem a um grupo.

É por isso que esportes de equipe são tão bons para crianças tímidas.

Dentro da equipe, cada pessoa pode ser ela mesma e jogar com seus pontos fortes, sem se esconder.

Seu filho aprenderá o que pode trazer para o grupo, encontrará seu lugar nele e construirá novas amizades.

Se eles temem o fracasso, a culpa por qualquer derrota não recairá somente sobre seus ombros.

E se eles vencerem, isso reforçará sua confiança e os deixará com memórias inesquecíveis.

Quando pensamos em esportes de equipe , geralmente pensamos primeiro em futebol.

Mas há tantas outras alternativas. Seu filho está obcecado com sua altura? Então talvez ele deva tentar basquete.

Seu filho ou adolescente acha que é muito franzino? Por que não tentar handebol ou rúgbi para aumentar seus músculos? Eles adoram se mover e pular?

Eles são espertos e ágeis? Então o vôlei é perfeito para eles.

Criatividade e flexibilidade são mais a praia deles? Então, opte por um esporte artístico: natação artística, ginástica, patinação, etc.

E se eles não são fãs de esportes com bola, por que não tentar algo mais original, como remo, roller derby, polo aquático ou discos voadores?

Esportes de combate para desenvolver força física e mental

Artes marciais e outros esportes de combate são sobre respeito.

Eles ensinam as crianças a se defenderem e derrotarem seus oponentes de forma justa.

Eles constroem poder físico, força mental e equilíbrio.

Se seu filho se sente confiante em seu corpo, ele também estará confiante em sua mente.

Esportes de combate também ensinam as crianças a observar os outros, a senti-los, a reconhecer seus pontos fortes e fracos e, portanto, a adotar a melhor estratégia em uma situação difícil.

Não importa qual arte marcial eles escolham. É o estado de espírito que conta.

Do judô ao caratê, aikido e jiu-jitsu, esses esportes ajudarão seu filho ou adolescente a enfrentar cada estágio da vida com mais confiança.

Yoga para controlar suas emoções

Como uma atividade divertida e antiestresse, a ioga pode ajudar crianças tímidas a entender e controlar seus sentimentos.

Por meio de exercícios respiratórios apropriados para a idade e sequências divertidas, seu filho aprenderá a relaxar.

Ele poderá se concentrar totalmente em si mesmo, explorando maneiras de observar e reconhecer suas emoções, antecipá-las e controlá-las.

A ioga também aumenta a estabilidade física, o equilíbrio, a força e a flexibilidade.

E todos nós sabemos o quão importante a aparência é para a autoconfiança de crianças e adolescentes.

Além disso, a ioga também é ótima para os pais ;).

Esportes individuais para explorar seus talentos

Se seu filho tem um talento real, por que não aproveitá-lo? Certos esportes individuais podem ser ótimas alternativas se eles realmente não gostam de contato físico.

Se seu filho adolescente tem uma resistência incrível, competir em cross-country é perfeito para ele.

Correr ajuda a aliviar o estresse, fazendo você se movimentar.

Se ele tem talento para patinar, aprender alguns truques e habilidades alimentará sua autoestima.

Fazer espacate ou um backflip certamente ganhará um “oooohhh” de admiração da multidão.

Durante a adolescência, ter um desempenho de alto nível pode fazer uma grande diferença, desde que você mantenha os pés no chão.

E se eles não estiverem interessados ​​em esporte? Qual atividade você deve escolher?

Se eles não estão interessados ​​em esporte, não tente forçá-los. Esporte deve ser sempre divertido.

Então, qual atividade extracurricular eles devem fazer? Há uma lista muito longa para escolher.

Se “autoconfiança” é a principal prioridade, teatro amador vem à mente.

Juntar-se a uma trupe de teatro certamente aumentará sua confiança.

A chave é encontrar algo em que eles realmente estejam interessados.

Seu filho ou adolescente tímido decidiu se inscrever em um esporte?

Tudo o que resta é dar a eles seus primeiros equipamentos esportivos especializados .

Vale a pena notar que, às vezes, o equipamento estará incluído no custo de inscrição em um clube.

Uma última dica: sempre ouça suas necessidades. Incentive-os.

Compartilhe sua alegria. Reconheça suas preocupações.

E se houver algum problema, não hesite em conversar com seu treinador.

O esporte deve ser sempre divertido!